-
Arquitetos: Yabashi architects & associates
- Área: 109 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yashiro Photo Office
-
Fabricantes: Bolts Hardware, YKK AP
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em uma área residencial desenvolvida ao longo da estrada à beira do lago em Kumamoto, Japão. Desde sua topografia escalonada é possível ver os jardins próximos, os telhados das casas particulares e as montanhas. Um ambiente que se estende em todas as direções, pontilhado por elementos de distâncias variadas.
O projeto compreende uma casa de dois andares com uma cafeteria no térreo. O proprietário planeja usá-la como residência de finais de semana por um tempo. Portanto, precisávamos de um espaço que pudesse responder às mudanças sem prescrever estilos de vida. O proprietário terá duas residências. Um lar que protege a vida cotidiana e uma casa aberta.
Uma planta quadrada foi criada e os pavimentos superiores foram divididos diagonalmente. Ao deslocar o piso para aumentar o perímetro do solo e conectá-lo com um movimento vertical espiralado criamos uma estrutura de três camadas que oferece vários pontos de vista. Cada andar tem suas próprias funções, móveis e plantas mínimas necessárias, tornando-se um "espaço livre" que permite a criação de diferentes ambientes.
A área de varejo no térreo e a área residencial no andar superior são separadas apenas por paredes diagonais. É um espaço contínuo tridimensional. Além disso, para se conectar com o rico ambiente natural, a casa possui uma estrutura dupla que envolve elementos resistentes a terremotos, ao vento, com isolamento térmico e pele externa.
Não há divisórias entre os espaços, então, dependendo da sua posição e movimento corporal, você pode ser capaz de ver o céu ou a vegetação através das janelas do outro andar, ou sua linha de visão pode desaparecer repentinamente. É um espaço onde você pode sentir a riqueza do próprio lugar e a generosidade da vida. Para colocar em termos extremos, é apenas uma casa erguida com elementos como pisos, painéis externos e aberturas, mas que se torna uma ferramenta para perceber o ambiente natural como espaço interno.